terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Comecemos pelos passarinhos


A diversidade da flora e da fauna taperoaense emociona; faz parte da fauna: azulão, anu, golado, galo-de-campina, rouxinol, concriz, canário, caburé, carcará, bacurau, casaca de couro, morcegos, serpentes diversas; também animais de maior porte, como tejo, preá, gambá, sagui, raposa, etc. Compõe a flora: aroeira, angico, marmeleiro, jurema, baraúna, umbuzeiro, pitombeira, juazeiro, ingazeira, xiquexique, macambira, malva, avelós, etc. 

O mundo atual pensa, discute e protege o meio ambiente, e Taperoá precisa inserir-se em campanhas que defendam eficazmente o seu meio ambiente. Quando digo Taperoá, digo o povo que nela mora; então, aqui há um apelo para que o povo taperoaense abrace campanhas pela defesa ambiental. Eu me considero inclusa neste chamamento. 

Que a luta será intensa, ninguém duvida; então, comecemos pelas pequenas atitudes, pois não precisamos realizar coisas grandiosas, a princípio. Por exemplo, a você que mora na zona rural, eu pergunto: para que você quer pássaros engaiolados dentro de sua casa, se eles cantam livres no seu quintal? Solte-os, porque além deles terem nascidos para a liberdade, contribuem para espalhar sementes e fertilizar a terra que lhe sustenta. Você que mora na zona urbana, há outro jeito de ouvir o canto dos passarinhos: plante uma árvore em frente de sua casa e peça aos vizinhos que façam o mesmo: haverá em sua rua uma verdadeira orquestra sinfônica, sob as asas da liberdade! 

Pouco tenho contribuído para a preservação ambiental, mas de uma coisa me orgulho: jamais tive sob meu poder qualquer pássaro engaiolado, jamais!  

(Texto e foto: Bete Diniz - Taperoá - PB)             
                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário